
Cursos de aperfeiçoamento - área saúde
Um dos grandes desafios durante a formação universitária é o da aquisição do conhecimento prático, o seja, o do saber fazer. Além disso, uma melhor preparação define no mercado de trabalho a sua posição. Quanto melhor preparado você estiver maiores serão as suas chances de permanecer nesse
mercado de trabalho e, consequentemente, exercer com excelência sua profissão.
O mercado de trabalho, cada vez
mais exigente, se ressente da falta de profissionais recém-formados e/ou já
formados com grau de capacitação minimamente aceitável para compor suas equipes.
Há, no país, especificamente na área da saúde, uma deficiência na formação
profissional cuja competência abranja o conhecimento tecnológico que esse setor
demanda cada dia mais. O principal fator responsável por este problema é o
perfil tecnicista, ainda em voga, em muitas instituições de ensino superior.
Assim, nós da KADOSHI Cursos lhe propomos que você venha aprender conoscoo como e o porquê fazer os principais procedimentos do seu dia a dia.
De modo a diminuir essa deficiência de capacitação, propomos em 1 módulo 5 cursos (Punção venosa, ausculta cardíaca, aferição de PA, reanimação cardiopulmonar e leitura de ECG). Assim, buscamos ajudar
você a ter mais destaque no seu campo de trabalho. Lembre, você esta em uma competição em que APENAS os mais bem preparados conseguem as melhores colocações e obtém promoções. Confira!
1. Punção venosa
As punções venosas periféricas são, representativamente, as atividades mais executadas pelos profissionais de saúde, em especial os de enfermagem. É sem dúvidas, apesar de corriqueiro, um procedimento com elevado grau de complexidade técnico-científico. Assim, se faz necessário do profissional que as executa competência pata tal. A inabilidade técnica pode promover danos ao paciente. O rompimento da proteção natural, pelo cateter, promove uma comunicação direta do sistema venoso com o meio externo, podendo trazer sérias consequências, como infecção bacteriana, por exemplo. Além disso, uma inabilidade motora ara execução desse procedimento, ou o erro no preparo ou na administração de medicamentos ou soroterapia, são significativamente importantes para minimizar risco iminente de vida e biológico para a saúde do paciente e ocupacional para os profissionais de saúde. Por outro lado, a falta na padronização do mercado para os artigos médico-hospitalares destinados para esse procedimento geram ansiedade e dúvidas nos profissionais na escolha da melhor opção a ser utilizada. Desse modo, com base nas argumentações acima mencionadas sobre a punção venosa periférica, perguntamos: Você esta preparado(a) para realizar uma punção venosa periférica, a luz do desempenho técnico-científico?
2. Ausculta cardíaca
A ausculta cardíaca tem como finalidade aferir os sons gerados pelo ciclo cardíaco. A habilidade de reconhecer os sons cardíacos e respiratórios normais, diferenciando-os das alterações das bulhas cardíacas e ruídos adventícios pulmonares, assim como entender o seu significado clinico, em conjunto com outros procedimentos, permite uma melhor exatidão nos exames cardiovasculares e clinico em geral. Os profissionais de atenção à saúde devem estar preparados para realizar, ou acompanhar a realização correta de uma ausculta cardíaca e, assim, estar apto para estabelecer a gravidade do quadro apresentado pelo paciente.
3. Aferição de PA
A adequada aferição da pressão arterial permite que sejam conduzidas terapêuticas individuais, o monitoramento populacional (estabelecendo prevalências) e conhecer os fatores de risco que levem à hipertensão arterial. No entanto, essas condutas dependem para estar correta, da minimização de erros na aferição, ou seja, dependem essencialmente da acurácia dos métodos e procedimentos de aferição da pressão arterial, assim como, de aparelhos calibrados, utilizados por aferidores bem treinados. Esse conjunto de procedimentos permitira ao operador ouvir a série de sons, os chamados de sons de Korotkoff, de forma mais precisa. Assim, consideramos decisivos os procedimentos de treinamento, supervisão e controle de qualidade que possibilitaram monitorar e minimizar possíveis erros associados à técnica auscultatória de verificação da pressão arterial e dessa forma minimizar os erros de diagnóstico que levam a diagnósticos equivocados cujo tratamento ou ausência dele trazem prejuízos para o paciente.
4. Reanimação cardiopulmonar (RCP)
Em nosso dia a dia podemos nos deparar com situações das mais diversas. No âmbito da saúde essas situações tendem a ser mais dramáticas. Por exemplo, se estamos próximos a uma pessoa que sofreu uma possível parada cardíaca, se faz necessário o acionamento do sistema de resposta de emergência (SAMU) como também o inicio de procedimentos de suporte básico à vida. Quando constatada a interrupção dos batimentos cardíacos, se fazem necessários procedimentos de Reanimação cardiopulmonar (RCP) na esperança de reanimação do paciente. Dentre esses procedimentos a respiração artificial, a massagem cardíaca são técnicas necessárias de reanimação do coração da vítima. A RCP é, também, descrita na literatura como Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Esse grupo de procedimentos era anteriormente restrito a médicos, no entanto, o envolvimento do público em geral tornou-se mais evidentes quando a American Heart Association publicou suas primeiras diretrizes destinadas tanto aos profissionais da saúde quanto a leigos. Assim aos profissionais de saúde é de extrema importância esse conhecimento.
5. E.C.G.
O eletrocardiograma (E.C.G.) é de grande utilidade nos diagnósticos das doenças cardiovasculares (DC). Técnica de fácil execução pode prover diagnóstico nas DCs, sobretudo as agudas, como as arritmias e o infarto agudo do miocárdio. No entanto, a despeito de ser uma técnica relativamente simples, seu entendimento não é tão facilmente apreendido. Muito possivelmente devido a sua relação com a biofísica e, muitas vezes, distante dos alunos das graduações em saúde. Na maioria dos programas de graduação essa técnica é fracamente abordada. Não são realizados treinamentos formais e as avaliações sobre o assunto são pouco produtivas. Por outro lado, a interpretação errada pode levar a diagnósticos incorretos de doenças agudas graves, como infarto e arritmias, podendo ser fatal para o paciente em médio e longo prazo. Para o estudante da área de saúde é de fundamental importância o conhecimento básico de interpretação do ECG, pois fará parte do seu dia a dia na prática clinica.
Esses serão cursos rápidos, com curta duração, com 5 horas de carga, apenas, ministrados em pequenos grupos de 10 alunos.
Kadoshi Cursos