pular para navegação primária Ir para o conteúdo
A KADOSHI CURSOS ESTA SEMPRE INOVANDO. CURSOS RÁPIDOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PARA QUE VOCÊ SEJA UM PROFISSIONALSEMPRE MELHOR!!!!

DESENVOLVIMENTO CEREBRAL



Discalculia e Disléxia




A evolução cognitiva humana pôde explicar alguns dos mecanismos psicológicos que tornam nossa espécie única. No entanto, apesar de sejamos frequentemente investigados para o desvendamento dos distúrbios cerebrais, a ciência pouco avançou. Os processos evolutivos que estão diretamente relacionados a "defeitos" cognitivos permanecem desconhecidos. Além disso, as investigações, via de regra, tem como "alvo" a investigação isolada desses distúrbios. Muito embora a de se observar que, nos últimos anos, alguns pesquisadores já iniciaram estudos que indicam correlações ou simplesmente a "coexistência" de alguns dos principais desequilíbrios cerebrais que alternam o funcionamento cognitivo. Dentre esses distúrbios investigados estão às desordens de aprendizagem como a dislexia e a discalculia. Sendo a primeira uma desordem neurológica cujos portadores apresentam déficits de aprendizagem e dificuldades de leitura, já a discalculia outra desordem neurológica afeta nos portadores a capacidade de realizar atividades que envolvam números. De forma geral a discalculia se caracteriza como uma condição que afeta a capacidade de adquirir habilidades matemáticas.

Os alunos com discalculia podem ter dificuldades em compreender os conceitos numéricos, a falta de compreensão intuitiva dos números e ter problemas para aprender fatos e procedimentos envolvendo números. Enquanto que a dislexia se caracteriza por distúrbios de leitura e escrita. Esses distúrbios podem ser por trocas, omissões, junções e ou aglutinações de palavras, confusão entre letras de formas vizinhas, confusão entre letras relacionadas a produções fonéticas semelhantes.

Estudos de neuroimagem realizados em pacientes discalculistas, disléxicos e ou portadores de ambas as síndromes indicaram que esses distúrbios podem estar relacionados a alterações morfofuncionais na substância branca, embora esses achados ainda estejam desconexos. Por outro lado, a comorbidade entre dislexia e discalculia é surpreendentemente alta. Assim, é crescente o número de pesquisadores interessados na investigação dessas alterações e de sua correlação com a substância branca do cérebro, que em termos morfométricos correspondem a cerca da metade do volume do cérebro, além disso, estudos demonstram que essa região do Sistema Nervoso Central esta envolvida, do ponto de vista funcional, por ser responsável por interconectar variadas áreas corticais e estruturas subcorticais de formações de neurônios que constituem a substância cinzenta e, portanto, imprescindível na constituição de numerosas redes neurais, e que cuja interrupção, por desconexão, leva ao aparecimento de inúmeras síndromes clínicas.

Neste aspecto, vários estudos indicam regiões da corona radiata e o fascículo arqueado, como responsáveis pelas atividades cognitivas relacionadas ao aprendizado da leitura e de matemática.